O investimento em soluções inovadoras e modernas de pavimentação em avenidas, ruas e espaços públicos têm causado grandes transformações no aspecto estético das vias, como: contribuir na sensação térmica, facilitar a realização de manutenções nas redes de drenagem e saneamento, diminuir o investimento em iluminação pública devido a alta reflexibilidade do intertravado, evitar inundações em pontos sensíveis ao escoamento e permeabilidade do solo, minimizar o impacto ambiental causado pelo uso do asfalto.
A publicação tem como base a norma ABNT NBR 15575-3, que estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicados ao sistema de pisos de uma edificação habitacional, sendo complementado para abranger o uso mais generalizado do pavimento intertravado.
Desse modo, o manual pode ser utilizado para avaliar o desempenho do pavimento intertravado aplicado em pavimentos de ruas urbanas, vias vicinais, portos, aeroportos, estacionamentos, pátios, áreas de armazenamento, passeios públicos e outras utilizações desse versátil sistema de pavimentação.
O Manual deve ser utilizado como referência e não substitui a necessidade de avaliação dos requisitos do sistema de pavimentação em casos específicos. A novidade do manual é que ele foi atualizado considerando o uso da pavimentação intertravada considerando o tráfego de veículos, pedestres e armazenamento de cargas.